A nossa Maria nunca desiste


Maria Conceição queria mas não conseguiu atravessar a nado o canal da Mancha. A vila-franquense pretendia atravessar os 33 quilómetros que separam a Inglaterra da França, numa das iniciativas que desenvolve para a sua fundação que trabalha em prol das crianças pobres do Bangladesh. O curioso é que o primeiro português a conseguir o feito era de Alhandra e vivia junto ao Tejo. Joaquim Baptista Pereira nasceu a 7 de março de 1921 foi criado no seio de uma família pobre e fazia da apanha do moliço o seu ganha pão. Atravessou o rio muitas vezes para ir à outra margem matar a fome com a fruta apanhada nas quintas de Alcochete. Depois de tantos "treinos", fez da natação um dos seus modos de vida e conseguiu, em 1954, vencer a prova, entre Dover e Calais, em 12 horas e 25 minutos.
Atravessar o Canal da Mancha é extremamente complicado por causa da temperatura da água e da força das correntes. A título de exemplo, um dos primeiros aventureiros a tentá-lo, Matthew Webb, teve de nadar 61 quilómetros em ziguezague, o dobro da distância! Era o que estava a acontecer com Maria da Conceição. Chegou às sete horas e teve que desistir, por causa das "fortes correntes que se faziam sentir". Sente-se "frustrada", no entanto irá "tentar no próximo ano".
Com seis recordes no livro do Guiness, incluindo o de primeira portuguesa a chegar ao topo do Everest, Maria Conceição continua o angariar os 47 mil euros que necessita para garantir os estudos de 172 crianças. O objetivo é "ajudar na educação básica e financiar os estudos secundários de forma a fortalecer as bases de futuras carreiras que possam garantir o sustento das famílias e resgatá-las da pobreza". Até agora já conseguiu cerca de nove mil euros. Desde que criou a fundação com o nome da sua mãe adotiva, já ajudou mais de 600 pessoas.
Ela é uma mulher única, preocupada com o mundo e sempre a lutar pelos outros. Nasceu em Vila Franca de Xira, motivo mais do que suficiente para apoiarmos esta força da natureza. Para saber mais sobre a fundação Maria Cristina clique aqui e para apoiar a campanha clique aqui.

 




Sem comentários:

Enviar um comentário