Prolonga-se, até domingo, a XXII Semana dos Contadores de Histórias na Fábrica das Palavras. Por estes dias, a biblioteca municipal de Vila Franca de Xira organiza um conjunto de atividades para promover a leitura e artes performativas junto das crianças. A participação é gratuita e destinada a todos quantos desejem aprender mais um pouco. Para os alunos das escolas do concelho há, esta segunda-feira, 7, a partir das 14h, a dramatização do texto "Quem Quer Ser Saramago". Uma organização da associação artística "Andante" que irá dar vida as palavras do prémio Nobel da literatura. Ainda esta tarde, o serviço de promoção e animação da leitura e da literacia (SPALL) dá voz às histórias “É tudo Meu”, de Nele Moost, da editora Minutos; e “A Toupeira que Queria Saber Quem lhe Fizera Aquilo na Cabeça”, de Werner Holzwarth e Wolf Erlbruch, da editora Kalandraka. Ambas as atividades são dirigidas ao pré-escolar.
Amanhã, terça-feira, 8, de manhã, há um encontro com a escritora e ilustradora Isabel Minhós Martins. Durante o dia, o SPALL lê e dramatiza o conto "O Incrível Rapaz que Comia LIvros". A partir das 14h, Paulo Condessa brinca com as palavras numa orquestra de experiências descobrindo a beleza e o significado da língua.
Na quarta-feira, 9, às 10h a escritora e ilustradora Rosário Alçada Araújo fala aos meninos do terceiro ano de escolaridade, ao mesmo tempo que José Fanha tenta promover a leitura em modo de negação, evidenciando as vantagens de quem tem hábitos de leitura. À tarde, o SPALL é responsável pela leitura de mais um conto.
Na quinta-feira, 10, de manhã, há uma atividade teatral que consiste na adaptação e recriação de histórias tradicionais contadas com recurso a fantoches. O título é sugestivo: "O Pinóquio e o Corpo Humano". Este também é o dia dedicado à poesia, com leitura de poemas de autores portugueses e animação. A partir das 14h, o SPALL dramatiza a história "Crocoliando", baseada no livro de Roberto Aliaga, recomendado pelo plano nacional de leitura.
A fechar a semana, no sábado, durante todo o dia, Marina Palácio desenvolve a oficina do "Ser e Estar". Uma workshop de escrita criativa, ilustração, biodiversidade, gastronomia, em que a Natureza e o ser humano serão peças fulcrais. Às 11h30, os "Andante" regressam à Fábrica das Palavras para "Afinal o Íbis". Um espetáculo de promoção da leitura para bebés, com poesia de Fenando Pessoa, música de Joaquim Coelho e imagem de Mafalda Milhões.
Mais informações e reservas pelo telefone 263 271 200.
Sem comentários:
Enviar um comentário