O pai é tudo


Hoje é o dia do pai. A propósito desta data, a nossa psicóloga clínica fala sobre o papel dos pais no seio da família e da sociedade.

Por Guida Alves*

“Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é expor-se a todo o tipo de dor, principalmente o da incerteza de agir corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo.”

De autor desconhecido, este escrito ilustra aquilo que somos e que temos enquanto pais. Sem livros de instruções os filhos surgem na vida de um homem que muitas vezes, também ainda menino, tem que aprender a guiar o percurso de um pequeno ser a que chamamos de filho.
Pai é quem nos ama, é quem nos deseja e que consegue, mesmo tendo um papel secundário nesta relação triangular entre mãe, filho e pai, muitas das vezes desempenhar uma função que é vital para o desenvolvimento de qualquer ser humano. O papel do pai representa a autoridade, a regra e o respeito, mas também a descoberta do lado mais radical das brincadeiras, o jogar à bola, o aprender a andar de patins ou skate, subir às árvores ou saltar de cima de um muro. O admirável ser a quem chamamos pai é dele que se espera a companhia e a paciência para nos acompanhar no crescimento. É o nosso herói. O nosso primeiro herói é, ou deveria ser, o nosso pai, capaz de coisas que só ele consegue, derrubar tempestades ou as personagens más das histórias infantis, assim como em nos proteger dos ladrões ou quaisquer  figuras menos seguras.
O pai só há um de sangue ou adotado, este é o mês que deveríamos comemorar o dia do nosso primeiro herói, sem nunca esquecer que nos restantes meses continuamos a ser filhos e pais, ambos com deveres e obrigações de ambas as partes e, acima de tudo, deveríamos dar carinho, pois nunca mais na nossa vida teremos outro herói como este!

*psicóloga clínica e cronista na gira

#conselhos #opinião #palavraaquemsabe #diadopai #paisóháum

Sem comentários:

Enviar um comentário