Com a chegada da primavera, os donos dos cães e dos gatos devem tomar alguns cuidados com o “grooming” 🐩 dos seus animais de companhia, cuidados esses que devem ser prolongados até ao final do verão 8|. Os conselhos do nosso especialista em animais 👏.
Por Daniel Gonçalves*
As estações do ano não implicam por si só o corte do pelo, que se torna, manifestamente, uma cultura mais estética e higiénica.
Isto porque a própria natureza encarrega-se de promover biologicamente o equilíbrio de calor no animal, através, nos que a isso obriga, de uma mudança de manto consoante a temperatura.
Contudo, os cuidados com o pelo dos animais são importantes em qualquer altura do ano, sendo que os cães e os gatos vão requerer atenções diferentes consoante o tipo de pelagem. O shampoo de-verá ser bem retirado para não deixar resíduos na pele. É muito importante que fique muito bem seco.
Quanto aos gatos, não precisam de banho – basta escovar para retirar o pelo velho e alguma sujidade, podendo depois usar-se produtos próprios de limpeza a seco.
Durante a primavera, a escovagem é, de facto, importante porque a muda é mais agressiva, já que se irá soltar o manto de Inverno. É, também, nessa altura que aparecem alguns parasitas menos desejáveis, de forma que a escovagem ajuda a identificar esses pro-blemas.
As unhas são um elemento particular a ter em atenção, já que tem que se saber identificar onde acaba o sabugo para não ferir o animal. Esta condição varia de animal para animal e pode ser facilitada pela cor das unhas.
O ângulo de corte deverá ser a 45 graus e deve ser usado um alicate específico para o efeito.
A limpeza dos ouvidos deve ser feita com re-gularidade.
Se o animal tiver, naturalmente, pelos no interior do canal auditivo, estes deverão ser removidos para melhorar o arejamento, diminuir odores e ajudar na expulsão de sujidade. “Não se deve introduzir nenhum tipo de objectos dentro do ouvido do animal.
Apenas limpar com algodão, embebido numa solução específica, o pavilhão exterior e usar produto de limpeza auricular no ouvido, que irá desagregar a sujidade agarrada
e será expelida com o sacudir da cabeça”.
Além destes simples cuidados, que permitem manter o bem-estar e saúde do seu cão ou gato durante a nova estação, existem outras medidas às quais deve tomar atenção, tais como certificar-se que a vacinação dos animais está em dia, aplicar remédio contra pulgas e carraças (que se proliferam rapidamente no calor) e passear apenas em horários com temperaturas amenas.
Assim, o seu amiguinho de quatro patas poderá aproveitar, da melhor forma, estes dias mais longos e solarengos.
*gerente de O Koala e cronista na gira
#quemteavisateuamigoé #conselhosdequemsabe #opinião #crónica #pets #elessãoosnossosmelhoresamigos
Sem comentários:
Enviar um comentário