Deixe de fumar em 15 passos



Assinala-se, esta segunda-feira, 26 de setembro, o dia mundial do ex-fumador. No ano em que começaram a surgir imagens chocantes nos maços de cigarros, nunca é demais lembrar que este é um hábito nocivo para a sua saúde e a das pessoas que o rodeiam. E mesmo com pacotes à venda por mais de €4 o número de portugueses que fuma aumentou. Em 2012 eram 23 por cento da população. Agora já são 25 por cento. Ainda há, no entanto, quem consiga deixar o vício. E muitas engenhocas, medicamentos e técnicas surgiram nos últimos anos para competir neste mercado de milhões de euros. A boa notícia é que, de quem tenta deixar o tabaco, quase 70 por cento. Por isso, sim, é possível. Basta acreditar e, por exemplo, seguir estes 15 passos, recomendados pela Direção Geral da Saúde. É necessária muita força de vontade, mas leia estas as técnicas que se seguem e talvez se surpreenda como com pequenos truques é possível deixar de lado um vício tão maléfico:

1º Motivação - Pense nas vantagens: vai poupar dinheiro, vai ter dentes mais brancos, vai ter uma pele mais saudável...

2º Fixe uma data - É muito importante estabelecer uma meta, um objetivo.

3º Comunique a promessa - Diga à sua família, amigos e colegas de trabalho. Isso vai reforçar o compromisso e colocá-lo sob uma maior pressão.

4º Prepare-se com tempo - Procure atrasar o primeiro cigarro da manhã, espace o intervalo entre os cigarros ao longo do dia e mude os seus hábitos, evitando todas as situações em que fuma, por exemplo. Mude de marca de cigarro e nunca fume até ao fim.

5º Pare simplesmente - No dia escolhido para deixar de fumar pare simplesmente de o fazer. Resista à tentação. Este é talvez o mais difícil, mas essencial.

6º Esconda objetos - Deite fora todos os cigarros que ainda lhe restem e elimine isqueiros e cinzeiros.

7º Respire profundamente - Sempre que a imagem do cigarro lhe vier à cabeça, respire profundamente. Aprenda a relaxar-se sem cigarros.

8º Pensamento positivo - Não pense que nunca mais vai voltar a fumar - Foque-se nas vantagens que está a começar a ter.

9º Pratique desporto - Este é complicado e requer tempo e esforço. Mas começa com coisas simples como andar mais a pé ou de bicicleta. A prática de exercício físico fará sentir-se melhor, menos ansioso e com melhor disposição e humor.

10º Alimentação saudável - Parar de fumar poderá fazê-lo aumentar de apetite. Portanto, troque as gorduras por alimentos com nutrientes essenciais. Evite comer fora das refeições. Procure ter uma alimentação variada, equilibrada pobre em açúcares e gorduras e rica em fruta, legumes e hortícolas. Beba muita água e sumos de fruta ricos em vitamina C.

11º Evite beber álcool - Substitua por chá ou infusões de açúcar.

12º Evite fumadores - Um passo complicado, se o seu núcleo de amigos e colegas fumar. Tente apenas estar com eles quando não fumam.

13º Tenha cuidado com os momentos perigosos - Distraia-se com outras atividades. Traga consigo pastilhas elásticas sem açúcar. Ocupe as mãos com uma caneta, chaves, telemóvel.

14º Guarde o dinheiro - Guarde num local visível todo o dinheiro que está a poupar ao abandonar o tabaco. Use-o para comprar algo que lhe dá prazer sem destruir a sua saúde.

15º Recaída - Lembre-se que esta faz parte de qualquer processo de mudança. A solução? Voltar a tentar. Nunca desista.

Sem comentários:

Enviar um comentário