Vantagens de comer figo



É um dos frutos da época que está à venda por todo o lado. Seja seco, em calda ou fresco, o figo é um ingrediente de sucesso em diversos pratos. É muito saudável, tem imensas qualidades e é típico da região mediterrânica. Secos duram muito tempo e como tal não requerem grandes cuidados na sua conservação e escolha. Já quando são frescos precisam de estar no ponto certo: o ideal é quando pingam pequenas gotas de açúcar na extremidade mais pontiaguda. Se um figo fresco estiver muito maduro ou muito verde pode facilmente causar alguns transtornos intestinais ou aftas e outras irritações na boca. É por isso importante comprar pequenas quantidades de cada vez, já que este fruto não se mantém no ponto por muitos dias. Quanto às vantagens: o figo é rico em fibras e por isso pode controlar a saúde intestinal; têm muitos antioxidantes, ajudando a combater o envelhecimento do organismo; os diuréticos ajudam a purificar o sangue e têm benefícios para o fígado; e são ótimos para aliviar a expetoração através de uma simpes mezinha: basta cozer figos frescos em água ou leite e beber o líquido resultante. O látex das folhas é também considerado um remédio natural contra verrugas e calos.
Com tantas vantagens e caso goste deste fruto, deixamos aqui uma receita fresca, simples e prática para estes dias ainda quentes de verão:

Ingredientes:
1 molho de agrião
8 alcachofras em conserva
4 figo partidos em quatro
4 croutons

Preparação:
Retire o talo do agrião e distribua as folhas e os ramos nos pratos individuais. Sobre eles, arrume a alcachofra desfiada. Parta os figos em quatro e distribua os pedaços nas laterais. Polvilhe com os croûtons. Se gostar, deite uns pingos de azeite e vinagre balsâmico com uma pitada de sal só para temperar. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário