A boa forma exige regularidade


Por João Paulo Canas*
Treinar deve fazer parte da vida, de forma natural. O ser humano nunca foi tão sedentário quanto é no presente. O ritmo de vida frenético das sociedades atuais e a falta de tempo livre das ocupações socioprofissionais, colocam dificuldades na hora de manter um programa regular de exercício físico. Muitas vezes, o que leva ao sedentarismo é mesmo a falta de vontade para treinar e a ideia de que o exercício físico é sempre muito difícil. Existe sempre alguma resistência à dor e ao “sofrimento” inicial. Ao fim de um mês de prática é possível ver-se livre das dores musculares e do cansaço e até mesmo obter algum gozo.
Cada vez mais o acesso ao treino é o que permite estar permanentemente em contacto com a atividade física. Cresce o número de pessoas que treinam nas suas casas e na rua. É possível fazer um treino indoor com pouco ou nenhum material. Tal como é possível fazer um treino cardiovascular ou de força utilizando espaços públicos. Pode ter um plano de treino exterior, outro em casa. O ter de se deslocar ao ginásio, por vezes serve de desculpa para nada fazer e isso afeta um elemento fundamental de qualquer programa de treino, a regularidade. Sem uma cadência constante nunca atingirá o seu objetivo.
Se abrir o leque de possibilidades e conceber treinar em casa e na rua; marcando na sua agenda e tendo um plano de treino adequado a si e aos espaços efetivamente disponíveis, vai certamente sentir mais possibilidades para se manter ativo e encontrar poucos motivos para ficar no sofá. Não se esqueça que a conjugação de treino, repouso, alimentação saudável e hidratação levam a uma melhoria significativa da saúde e bem estar. Informe-se bem. E seja paciente.
*personal trainer e criador da empresa Fique Em Forma

Sem comentários:

Enviar um comentário