Amanhã há desfiles de carnaval das escolas e no fim de semana quase todas as coletividades organizam a sua festa 🎉, baile ou concurso de máscara. Todos os eventos estão na agenda da gira aqui >>> http://bit.ly/2f9BDg2 mas, entretanto, aqui fica um olhar para o carnaval de antigamente.
Por Ana Paula Vieira*
Não sou muito de carnavais, é uma festa que me atrai pouco. Tenho algumas memórias das festividades em Vila Franca de Xira. Lembro-me, em criança, ver a passagem pela rua da casa da minha avó do enterro do entrudo. Apagavam-se as luzes de casa quando o burro passava com uma urna numa carroça, as pessoas vestidas de negro, as carpideiras 😂 a fazer o seu trabalho, todo um cenário na altura assustador. Não me recordo de carnaval na rua em si, lembro-me que existiam sim variados bailes de carnaval.
Na adolescência, o panorama foi idêntico: 15 dias antes do carnaval começavam as famosas enfarinhadelas, os ovos na cabeça, as bisnagas de água, os estalinhos e mais umas quantidade de apetrechos carnavalescos. Nessa altura, o percurso da escola para casa, e de casa para a escola, era feito por um terreno minado de guerreiros da água, farinha e ovos. A cada esquina poderia aparecer um perigoso carnavalesco a festejar a famosa frase: “É carnaval, ninguém leva a mal” Um terror! Várias mudas de roupa diária, ou então um conjunto de guarda costas que protegiam em troca de alguma atenção feminina. Também era comum na minha rua pelos miúdos a colocação de fitas de carnaval nas antenas dos carros. Dois miúdos faziam a festa, um de cada lado da rua, com a fita na mão, braço no ar e as antenas dos carros que passavam levavam-nas a esvoaçar. Hoje em dia considero que esta festa (desde que tradicional) é muito interessante do ponto de vista da captação de imagem. No concelho de Vila Franca de Xira temos o famoso carnaval de Alhandra, o único com corso de rua organizado e variados bailes. Pela sua tradição, antiguidade e simplicidade deve ser valorizado e visitado. Também aconselho a efectivação de um roteiro pelos bailes organizados pelas imensas colectividades do concelho. Mascarados (ou não) divirtam-se. Viva o Carnaval ^_^!
*gestora hoteleira e cronista na gira
#avidasãosódoisdias #écarnavaleninguémlevaamal #estaterraégira #entrudo #fimdesemanaprolongado #gira
Sem comentários:
Enviar um comentário